Governo quer lançar em 2023 primeiro leilão de energia eólica offshore
De acordo com o Dinheiro Vivo, o Governo português quer avançar em 2023 com o lançamento do primeiro leilão de energia eólica offshore, para uma potência instalada de 6 a 8 gigawatts (GW).
Quem o afirmou foi João Galamba, secretário de Estado da Energia: “Todas as grandes empresas eólicas offshores estão a olhar atentamente” para Portugal, afirmou o Governante – citado pelo Dinheiro Vivo – no painel "Fronteiras tecnológicas nas renováveis", em que participou em Hannover Messe, na Alemanha.
João Galambra referiu-se, depois, a empresas como a EDP, Engie, Iberdrola ou a Dinamarquesa Orsted, entre outras.
É necessário "olhar para o mar como complemento" à instalação de projetos eólicos em terra, citou ainda o Dinheiro Vivo, devido às crescentes necessidades de energia elétrica devido à descarbonização.
No sentido de avançar com esta ambição, João Galamba revelou também que vai ser criado um grupo de trabalho, com entidades como a REN, a DGEG e as entidades do Ministério do Mar. Este é um grupo já previsto no diploma do setor elétrico nacional que foi publicado em janeiro. "Estamos a finalizar esse despacho para dar início aos trabalhos preparatórios para lançar o leilão eólico offshore”, disse o governante, mais uma vez citado pelo Dinheiro Vivo.