LIPOR aposta na promoção de Mercados de 2ª Mão para prevenir produção de resíduos têxteis
Depois de ter lançado em 2021 a iniciativa T-Circular, a Lipor estabeleceu este ano uma parceria com Let’s SWAP, um movimento sem fins lucrativos, constituído por voluntários, que organiza Mercados de Trocas.
Enquanto a primeira iniciativa funciona através da disseminação de uma série de dicas práticas e úteis, pretendendo ajudar a mudar a forma como os consumidores compram, utilizam e descartam as suas peças de vestuário, adotando práticas mais conscientes e sustentáveis em relação ao consumo da moda, o objetivo dos Mercados de Trocas é sensibilizar os cidadãos para a troca e partilha das peças que já não usam ou de que não gostam por outras peças que façam mais sentido nos seus armários, prolongando assim a vida das peças de roupa que já existem, evitando o seu descarte enquanto resíduos.
Os Mercados de Trocas têm lugar no Parque Aventura da LIPOR. Cada participante pode trazer até 5 peças de roupa (incluindo acessórios) em bom estado e até 5 livros, as peças que trouxer são convertidas em pontos (estes podem ser utilizados como moeda de troca durante o mercado).
“A participação no Mercado de Trocas tem um custo de 2€ a favor da Let's SWAP, dos quais doará 1€ na totalidade a uma instituição de cariz social inserida na área geográfica de influência da LIPOR.”
O primeiro Mercado realizado, no mês de maio, contou com 35 participantes, contribuindo para que 96 peças de roupa e 50 livros tenham ganhado uma nova vida. Os próximos Mercados de Trocas terão lugar nos dias 10 de julho e 11 de setembro, nas instalações da LIPOR.
“Na área de influência da LIPOR, de 2017 a 2020, deitamos fora, por ano, uma média de 28 quilogramas de têxteis por habitante. A tendência de usar as peças de vestuário por períodos cada vez mais curtos antes de as deitar fora, contribui para padrões insustentáveis de produção e consumo”, revela a entidade em comunicado.