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Navigator e P2X Europe fecham acordo de para produção de combustível verde para a aviação

Navigator e P2X Europe fecham acordo de para produção de combustível verde para a aviação

A The Navigator Company e a empresa alemã P2X Europe celebraram um acordo de princípio para a criação de uma joint venture – a P2X Portugal – para desenvolver uma unidade industrial de última geração para produzir, em larga escala, combustíveis não fósseis para o setor da aviação, também conhecidos como e-SAFs (e-Sustainable Aviation Fuels) – jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e CO2 biogénico.

 

Segundo comunicado enviado às redações, este projeto tira partido da elevada competitividade de Portugal na produção de energia renovável (solar e eólica) e do CO2 biogénico gerado pelas biorrefinarias da Navigator que utilizam como recurso as florestas sustentáveis. Em conjunto, estes são os dois elementos críticos para o sucesso da produção à escala industrial de jet-fuels sintéticos net-zero (neutros em carbono), com vista à descarbonização da indústria da aviação.

 

“A joint venture reúne por um lado o vasto know-how da P2X Europe, precursora no desenvolvimento de projetos PtL (Power-to-Liquids) a nível internacional e trader experiente de combustíveis líquidos, e por outro lado a vasta experiência industrial da Navigator na gestão de biorrefinarias e florestas sustentáveis. A P2X Portugal é uma aliança pioneira que tem como objetivo ser uma referência internacional no desenvolvimento e comercialização em larga escala de produtos inovadores de combustíveis sintéticos para o setor da aviação”, refere o comunicado.

  

De destacar ainda, que a joint venture P2X Portugal reúne empresas líderes em tecnologia e engenharia e integra toda a cadeia de valor do processo, incluindo a captura de até 280.000 toneladas por ano de CO2 biogénico e várias centenas de megawatts de nova capacidade de energia renovável. O projeto visa atingir uma capacidade total de produção de eFuel (eSAF) de 80.000 toneladas por ano assim que totalmente desenvolvido.

 

Para as duas primeiras fases de desenvolvimento, o investimento do projeto totalizará cerca de € 550-600 milhões na instalação de produção de H2 verde, na infraestrutura e processo de captura de CO2 biogénico, e na capacidade de produção de 40.000 toneladas por ano de crude e combustível sintético.

 

O Governo português concedeu ao projeto PtL da P2X Portugal o estatuto Projeto de Interesse Nacional (PIN), o que constitui um testemunho da relevância e qualidade global do projeto da P2X Portugal.

 

Sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes e a uma decisão final de investimento positiva prevista para meados de 2023, o Projeto está programado iniciar a operação comercial no primeiro semestre de 2026.

 

As condições precedentes exigidas para uma Decisão Final de Investimento positiva incluem, entre outras: disponibilidade de energia renovável a preços competitivos (tipicamente eólica e solar); adequado enquadramento regulatório para a produção de Hidrogénio Verde, a definir no EU Delegated Act atualmente em discussão em Bruxelas; acordos de off-take satisfatórios com companhias aéreas de referência; e obtenção de incentivos adequados ao investimento proporcionados pela União Europeia e pelo Governo Português. A joint venture está em processo de obtenção de autorização das autoridades anti-trust da UE.

 

Os Sustainable Aviation Fuels (SAF) baseados em Power-to-Liquids (PtL), também conhecidos como eSAF, são a alavanca mais importante para descarbonizar o setor da aviação. Para grandes aeronaves e voos de longa distância, o eSAF sintético será a única opção viável para diminuir as emissões de carbono. O eSAF (eKerosene) derivado de PtL, gerado a partir de eletricidade renovável e fontes biogénicas de CO2, como a P2X Portugal irá produzir, é especialmente promissor, pois reduz as emissões de carbono em 90 a 100% por comparação com o combustível de aviação convencional.

 

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