Logotype
|    
Preço da eletricidade baixa 22% com entrada em vigor da exceção ibérica dos limites ao custo do gás

Preço da eletricidade baixa 22% com entrada em vigor da exceção ibérica dos limites ao custo do gás

Esta quarta-feira, com o arranque do novo mecanismo ibérico de limites ao custo do gás natural, o preço grossista da eletricidade baixou cerca de 50 euros por MWh, escreveu o Expresso.

 

Assim, avançou aquele meio de comunicação, o preço médio contratado para hoje foi de 165,59 euros MWh, menos 48 euros do que terça-feira, representando o valor mais baixo desde o início do mês, embora o volume de eletricidade gerado em centrais de ciclo combinado a gás natural ser o mais elevado de junho – o que, habitualmente, determina preços mais altos.

 

De notar que esta descida apenas se reflete na fatura dos consumidores com contratos indexados ao mercado diário grossista ou que se abastecem neste mercado, e não nos contratos com preços fixos.

 

Recorde-se que a medida aprovada por Bruxelas a semana passada, vai vigorar 12 meses e limita o valor que as centrais a gás podem colocar no Mibel – Mercado Ibérico de Eletricidade: inicialmente a 40 euros por MWh, podendo, depois, progredir gradualmente até atingir os 70 euros por MWh.

 

Baixa de preços da eletricidade contrapõe-se a um elevado custo de compensação

 

Esta baixa de preços, escreve o Expresso tem uma contrapartida: “a compensação a entregar às centrais de ciclo combinado pela limitação administrativa terá um custo substancial”.

 

Isto significa que os benefícios do mecanismo são anulados por uma rubrica de ajustes, que também arranca hoje com a entrada em vigor da exceção ibérica no Mibel.

 

“O preço dos ajustes para esta quarta-feira, segundo a plataforma OMIE, cifra-se em 59 euros por MWh. É o equivalente a 5,9 cêntimos por kilowatt hora (kWh), que os comercializadores de eletricidade irão pagar e repercutir nos seus clientes com tarifas indexadas ao mercado grossista, a acrescer ao preço diário, que esta quarta-feira baixa 48 euros, para 165,6 euros por MWh (ou seja, uma redução de 4,8 cêntimos por kWh). Desta forma, o ajuste (59 euros por MWh) será maior do que a redução no preço diário grossista (48 euros por MWh). Segundo fontes ouvidas pela publicação especializada "El Periódico de la Energia", caso não houvesse limitação aos preços das centrais a gás, o preço grossista desta quarta-feira ascenderia a 237 euros por MWh (um valor que fica 13 euros acima do que resulta do custo do preço diário de quase 165 euros e do ajuste de 59 euros). Assim, em termos líquidos, o benefício teórico da intervenção ibérica no Mibel não irá, neste primeiro dia de operação do novo mecanismo, além dos 13 euros por MWh (o equivalente a 1,3 cêntimos por kWh)”, explica o Expresso.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.