Logotype
|    
Projeto dos Serviços de Água de Leiria evitou perdas no valor de quase 20 mil euros

Projeto dos Serviços de Água de Leiria evitou perdas no valor de quase 20 mil euros

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria implementaram um projeto-piloto que possibilitou a redução de perdas de água de 42% para 10% em apenas seis meses, anunciou a empresa, que explicou tratar-se de uma poupança de 19.602 euros.

 

A zona piloto, denominada “Zona de Medição e Controlo Beira-Rio”, engloba 16 ruas na cidade de Leiria, onde foram substituídos 800 contadores de água em 246 prédios existentes nos três quilómetros de rede.

 

Este projeto piloto de Telemetria arrancou em setembro de 2021 e visou a substituição de 800 contadores de água em 246 prédios, existentes nos 3 km de rede.

 

Em 2022, está prevista a expansão da Telemetria, com a instalação de mais 5 mil contadores inteligentes, com um investimento estimado que ascende aos 500 mil euros.

 

“Importa ainda esclarecer que o sistema de Telemetria (constituído por contadores inteligentes, que comunicam por rádio frequência) permite identificar as perdas (reais e aparentes) de água na rede. No que diz respeito às perdas aparentes, a substituição programada de contadores tradicionais por contadores inteligentes permite monitorizar consumos não autorizados e combater a ineficiência dos contadores e manipulação errada de dados. Por outro lado, relativamente às perdas reais este sistema permite identificar roturas o mais breve possível, o que contribui para a sua reparação atempada”, esclarece o município no seu site.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.