Projeto ‘Mafra Reciclar a Valer +’ recolhe mais de 2,5 milhões de embalagens
O projeto “Mafra Reciclar a Valer +” recolheu desde 27 de abril de 2021, mais de 2,5 milhões de embalagens, o correspondente a mais de 71 toneladas de material para reciclagem.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os diretamente quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros, sendo considerado um “laboratório vivo de sistemas de incentivo”, refere a Novo Verde no seu site.
A apresentação dos resultados do projeto tiveram lugar no dia 4 de julho, no Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro.
O referido evento assinalou o fim deste projeto, que contou com financiamento, em 756 mil euros, do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.
Desde 27 de abril de 2021, estão disponíveis 12 soluções de recolha de embalagens de bebidas vazias, no âmbito do projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’, promovido pelo Município de Mafra. Com esta iniciativa, pretendeu-se igualmente relembrar que as máquinas existentes no Concelho de Mafra irão continuar ao serviço da população: Escola Básica Artur Patrocínio – Azueira; Escola Básica de São Miguel do Milharado; Escola Básica n.º 1 da Venda do Pinheiro; Escola Básica das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros; Escola Básica da Freguesia de Santo Isidoro; e Escola Básica da Freguesia da Encarnação; Lojas Lidl de Mafra, Ericeira e Malveira; Lojas Pingo Doce de Mafra e Malveira; e Minipreço da Ericeira.
Como forma de “despertar” a população para a temática, durante este período, foram desenvolvidas campanhas de sensibilização nas escolas, ações de sensibilização nas superfícies comerciais e realizados inquéritos em eventos, desenvolvidos pelo Instituto Superior Técnico.
No próximo ano letivo 2022/ 2023, está agendada a realização de um campeonato interescolas, desenvolvido pela Tratolixo, com o apoio do Município, entre as escolas onde existem máquinas, sendo premiada a que obtiver melhores resultados.
Além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudaram a implementar os equipamentos de recolha no concelho, da Tratolixo, para onde são encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers, que apoiaram a monitorização e avaliação desta solução.